Frequentemente lemos, ouvimos, falamos sobre o tema hipertensão arterial e acompanhamos campanhas de saúde pública nos meios de comunicação alertando sobre o consumo excessivo de sal. Mas será que, como Platão na antiguidade já dizia, nós  só começamos grandes mudanças a partir de nós mesmos? Pensando nisso aqui vão algumas informações que irão te ajudar a promover essa mudança.

O cloreto de Sódio, presente no sal, ao entrar no organismo, é absorvido pelo intestino e, daí, para a corrente sanguínea. Quando consumido em grande quantidade, ele absorve a água do corpo. Daí, o organismo, para manter o equilíbrio e normalizar a falta de água, eleva a pressão arterial afim de aumentar o fluxo de sangue circulante.
O problema é que, quando o sistema circulatório sai da normalidade, os vasos tentam diminuir o fluxo e restabelecer o estado habitual, o que causa a diminuição do sangue circulante, porém com a pressão aumentada.
É esta sequência de alterações que pode levar a uma série de problemas graves, como a hipertensão arterial, problemas renais, a arritmia e o infarto.
A Prado Diagnósticos dispõe abaixo uma lista dos produtos processados considerados campeões de sódio:
macarrão instantâneo com tempero (2721mg de sódio em 85g);
macarrão instantâneo sem tempero (1198mg de sódio em 80g);
frango empanado (759mg de sódio em 130g);
hambúrguer bovino (567mg de sódio em 80g);
salsicha (551mg de sódio em 50g);
hambúrguer de frango (525mg de sódio em 80g);
biscoito de polvilho (270mg de sódio em 30g);
biscoito cream cracker (230mg de sódio em 30g);
salgadinho de milho (176,9mg de sódio em 25g);
requeijão (165mg de sódio em 30g).

A Prado Diagnósticos recomenda também a leitura de dois documentos importantes lançados por órgãos de saúde: o Guia Alimentar para a População Brasileira e Os 10 Passos para uma Alimentação Saudável, facilmente encontrados na internet via sites de busca. Recomenda também a melhor das maneiras de se evitar que problemas como esses se tornem reais, que é a realização de exames preventivos regulares, porque saúde é tudo. Fontes: http://goo.gl/EbFTaw e http://goo.gl/wxLiyb.

Olá, como posso te ajudar?
1