Exames

Punção por Agulha

Atendimento
Gurupi-TO

Densitometria Óssea

Atendimento
Gurupi-TO

Radiografia Digital

Atendimento
Gurupi-TO

Tomografia Computadorizada

Atendimento
Gurupi-TO

Mamografia Digital

Atendimento
Gurupi-TO

Ultrassonografia

Atendimento
Goiânia-GO e Gurupi-TO

Ultrassonografia/Ecografia C/ Doppler

Atendimento
Goiânia-GO e Gurupi-TO

Ressonância Magnética

Atendimento
Goiânia-GO

Dúvidas Frequentes

O QUE É O CONTRASTE E PRA QUÊ ELE SERVE?

Quando falamos sobre contraste estamos nos referindo a qualquer substância que é utilizada em exames de diagnóstico por imagem que tem como finalidade ressaltar as diferenças entre os tecidos, órgãos e estruturas que são objeto de estudo do exame. Ou seja, a substância cria “contraste” entre partes distintas da região do exame facilitando o diagnóstico de doenças e de algumas situações clínicas. Por isso o termo mais correto para nos referirmos a essas substâncias seria “meio de contraste”; convencionou-se ao longo dos anos chamarmos estas substâncias apenas como contraste e isso tem sido propagado desde então.

O CONTRASTE É O MESMO PARA TODOS OS EXAMES?

Não. Cada exame de imagem apresenta características físicas, de processamento e execução diferentes. Portanto os meios de contraste precisam ser adequados a estas características e também ao tipo de indicação clínica do paciente. Para exemplificarmos podemos citar os contrastes a base de iodo que são utilizados em tomografia computadorizada e nos exames de radiografia, contrastes baritados que são utilizados para estudos do trato digestivo, o gadolínio utilizado na ressonância magnética e os contrastes de microbolhas utilizados nos exames de ultrassonografia. Ressaltamos que a utilização do meio de contraste deve ser sempre orientada e acompanhada por um médico, sendo o médico radiologista o profissional mais adequado para essa função.

QUAL É O CONTRASTE UTILIZADO NA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA?

Os meios de contraste utilizados na tomografia computadorizada são a base de iodo e podem ser classificados de acordo com suas propriedades químicas e físicas. De maneira geral podemos classificar estes contrastes em iônicos e não iônicos, sendo estes últimos os mais modernos e seguros. Nós da Prado Diagnósticos utilizamos meios de contraste modernos e seguros, garantindo
sempre precisão diagnóstica e a certeza que nossos pacientes estão recebendo sempre o melhor atendimento.

O CONTRASTE PODE CAUSAR ALGUM PROBLEMA PARA O MEU ORGANISMO?

Geralmente os meios de contraste não costumam causar prejuízos ou danos ao organismo. Existem algumas situações em que o meio de contraste pode desencadear o aparecimento de reações alérgicas, estas por sua vez tendem a ser leves ou mesmo manifestações fisiológicas transitórias. Reações alérgicas graves são raras e normalmente estão relacionadas a pessoas que já apresentaram reações alérgicas acentuadas ao meio de contraste. Nós da Prado Diagnósticos utilizamos meios de contraste modernos e seguros, além de possuir estrutura física adequada, com equipe treinada e preparada para o atendimento de eventuais emergências.

PRECISO FAZER ALGUM TIPO DE PREPARO ANTIALÉRGICO PARA O USO DO CONTRASTE?

Normalmente pessoas saudáveis, doentes que apresentem condições clínicas estáveis e pessoas sem histórico de resposta alérgica ao contraste não necessitam de preparo antialérgico rotineiro. Os meios de contraste utilizados pela Prado Diagnósticos estão entre os mais modernos e seguros oferecidos pelo mercado, obedecendo critérios rigorosos de seleção e uso, por isso não necessitam de preparo antialérgico rotineiro. O preparo antialérgico está indicado em casos especiais, como por exemplo em pacientes que já apresentaram reações alérgicas graves ou que apresentem condições clínicas desfavoráveis. Ao agendar um exame procure informar a equipe da Prado Diagnósticos sobre as condições clínicas do paciente, histórico de uso de meios de contraste e qualquer informação clínica relevante que possa influenciar no atendimento do paciente. Qualquer dúvida estamos à disposição em nossos canais de atendimento.

QUANTO TEMPO O CONTRASTE PERMANECE NO MEU ORGANISMO?

De maneira geral os meios de contraste são eliminados do nosso organismo preferencialmente pela via de excreção renal através da urina. Este processo não costuma durar mais do que 24 horas em pacientes com função renal normal. Pacientes com função renal reduzida podem apresentar um tempo maior na excreção do contraste, por isso é sempre importante informar e questionar o seu médico assistente sobre suas condições clínicas para realização de exames com contraste. Ao agendar um exame procure informar a equipe da Prado Diagnósticos sobre as condições clínicas do paciente, histórico de uso de meios de contraste e qualquer informação clínica relevante que possa influenciar no atendimento do paciente. Qualquer dúvida estamos à disposição em nossos canais de atendimento.

QUAL É O CONTRASTE UTILIZADO NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA?

Os meios de contraste utilizados na ressonância magnética são a base de água e uma substância química conhecida como gadolínio. Esses meios de contraste são constituídos por moléculas complexas mantidas por ligações químicas entre um íon gadolínio e uma molécula transportadora (agente quelante a base de água). Esse agente quelante impede a toxicidade do gadolínio enquanto mantém as suas propriedades de contraste. Nós da Prado Diagnósticos utilizamos meios de contraste modernos e seguros, garantindo sempre precisão diagnóstica e a certeza que nossos pacientes estão recebendo sempre o melhor atendimento.

Nos acompanhe nas Redes Sociais

Olá, como posso te ajudar?
1