A campanha Outubro Rosa completa em 2015, 25 anos de existência. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida da Cura, realizada em Nova York, com o propósito de conscientizar as mulheres do mundo todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Após a iniciativa, o estilista Ralph Lauren percebeu que a moda, segmento onde a maioria do público é composto por mulheres, deveria falar também sobre a causa. A decisão foi tomada após acompanhar a luta da então amiga e jornalista Nina Hyde contra a doença. Em 1995, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) trouxe a campanha idealizada pelo estilista para o Brasil e foi intitulada como “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”.
Apenas no Brasil, acredita-se que durante o ano de 2015, 57 mil novos casos da doença sejam registrados. De todos os tipos de câncer descobertos, cerca de 25% correspondem ao de mama em mulheres e aproximadamente 1% são registrados em homens. Isso mesmo: em homens. Apesar de raro, a conscientização da doença deve ser compreendida por toda a sociedade. Se diagnosticado no começo, existem grandes possibilidades de cura para os indivíduos.
O Ministério da Saúde divulgou alguns mitos e verdades sobre o câncer de mama. Para te ajudar a entender, vamos falar sobre isso?
E você? Está com seus exames em dia?
A Prado Diagnóstico oferece os mais modernos exames para te auxiliar nesse processo, assim como a mamografia digital que tem a finalidade de estudar o tecido mamário e é a melhor técnica para diagnosticar doenças mamárias entre mulheres. E o melhor, sem espera! Acesse o nosso site e faça o seu pré agendamento que nós ligamos para você!
Fontes: IBCC, INCA, Ministério da Saúde