“De novembro a novembro azul – movimento permanente pela saúde integral do homem”.

Essa é a nova abordagem que vai orientar as ações sobre o câncer de próstata e também alertar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.
Criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. Doença que figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos.
Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção. Diante deste cenário, a informação e conscientização são poderosas aliadas para mudarmos este quadro.
A ironia no caso do Câncer de Próstata reside no fato de, se diagnosticado precocemente, as chances de cura dos pacientes podem chegar a 90%, com sequelas reduzidas. A campanha que já acontece no Brasil a oito anos ajudou muito na luta contra o preconceito e já se observam mudanças, atualmente os homens estão mais conscientes da gravidade do problema e buscam qualidade de vida e longevidade acima de qualquer tabu.
Homens geralmente têm uma atitude menos preocupada com a saúde e o novembro azul vem para conscientizar que, entre os 18 e 39 anos devem, anualmente, checar a pressão arterial, altura, peso e consultar o seu médico a fim de verificar a presença de tumores tais como o de tireoide, linfonodos, pele e testículos. Periodicamente, devem também checar os níveis de colesterol no sangue – e se tiver histórico de alguma doença na família, a atenção deve ser redobrada. As principais preocupações, no entanto, surgem a partir dos 40 anos. É quando aparecem problemas mais comuns na visão (vista cansada, catarata, glaucoma, entre os principais) e, especialmente, tumores com maior presença a partir desta faixa etária.
O objetivo do Novembro Azul é dotar a população masculina de uma a atitude de protagonista na busca de hábitos saudáveis em diferentes fases da vida, vencendo o medo e o preconceito.