
Tem como finalidade estudar o tecido mamário, sendo a melhor técnica para diagnosticar doenças mamárias em mulheres.
A Mamografia Digital é um exame que utiliza baixas doses de raios-X para a obtenção de imagens do tecido mamário, auxiliando no diagnóstico de algumas doenças mamárias, principalmente o câncer de mama.
Através da análise e pós-processamento das imagens adquiridas no mamógrafo o médico radiologista pode detectar alterações estruturais, calcificações, nodulações e situações relacionadas ao câncer de mama, mesmo que ainda não sejam palpáveis.
A mama é posicionada e comprimida gentilmente no aparelho de mamografia, sendo então realizadas as incidências de rotina (crânio-caudal e médio-lateral oblíqua). É importante ressaltar que a compressão das mamas é indispensável, pois permite o espalhamento de estruturas sobrepostas, além de reduzir a dose de radiação. Em alguns casos específicos, solicitamos à paciente retornar a clinica para realizar incidências adicionais.
O Paciente deverá chegar com 30 minutos de antecedência para autorizar o exame junto ao convênio e fazer o cadastro no sistema. Os documentos necessários são:
- Documento de identidade
- Pedido Médico
- Cartão do Convênio/Plano de Saúde ou documento que comprove o vínculo da parceria firmada com a clínica
- Guia do exame autorizada pelo Convênio/Plano de Saúde (quando for necessário)
- Exames anteriores (mais recentes) da região a ser examinada com as imagens.
- A Paciente deve vir trajando roupas confortáveis de duas peças (calça e camiseta/ saia e blusa);
- Não utilizar cremes, desodorantes ou produtos oleosos nas mamas e nas axilas no dia da realização do exame;
- Pacientes em idade fértil (que ainda menstruam) devem, preferencialmente, agendar este exame entre o 7º e o 11º dia do ciclo menstrual;
- Trazer os exames anteriores (USG, TOMOSSÍNTESE, RESSONÂNCIA, MAMOGRAFIA) mais recentes com as imagens.