Ecocardiograma com Fluxo a Cores

Apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, identificando a direção e velocidade do fluxo sanguíneo nas cavidades cardíacas.

Ecocardiograma com Fluxo a Cores

O Ecocardiograma é um método auxiliar de diagnóstico por imagem utilizado no estudo do coração, com o intuito de detectar anomalias morfológicas e funcionais das câmaras cardíacas (aurículas e ventrículos), válvulas e grandes vasos sanguíneos (artéria pulmonar e aorta), permitindo também medir o fluxo de sangue nas válvulas e nos grandes vasos do coração.

Para quê serve o exame de Ecocardiograma com Fluxo a Cores

Através da análise em tempo real das imagens adquiridas no aparelho de ultrassom o médico ecocardiografista analisa a anatomia e o funcionamento do coração, bem como as demais estruturas vasculares da região de estudo, podendo detectar alterações patológicas auxiliando o seu médico assistente no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de uma série de doenças e condições de saúde.

Como é feito o exame de Ecocardiograma com Fluxo a Cores

O paciente é posicionado deitado em uma maca e o médico ecocardiografista utiliza um transdutor para obter imagens da região de estudo.

Durante o estudo o médico utiliza um gel sobre a superfície a ser examinada, o qual facilita o manuseio do transdutor e melhora a aquisição das imagens.

O paciente pode ser solicitado a mudar de posição ou prender a respiração durante a execução do exame.