O pêndulo de Foucault

Uma experiência científica (o Pêndulo de Foucault) realizada há 165 anos pelo físico francês Jean Bernard Léon Foucault (1819-1868) demonstrou que a Terra gira em torno de si mesma. O fato ocorreu em março de 1851, e impediu definitivamente que muita gente fosse parar na fogueira. Consistiu na colocação de uma esfera de ferro de 28 kg presa a um fio de 67 metros de comprimento, e este ao teto do Pantheon de Paris. Durante seu movimento, uma pequena quantidade de areia escorria e ia marcando as várias trajetórias, sem que, em nenhum momento, se sobrepusessem umas às outras.
Mas, se não existem forças atuando no pêndulo, então não deveria haver movimento algum. A conclusão óbvia é que quem se move é a Terra (a 0,0007 rotações por minuto). A velocidade e a direção de rotação do plano pendular, no sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, permitem ainda determinar a latitude do local da experiência sem nenhuma observação astronômica exterior. (confira no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pKSO1ZbgjBc)
A Prado Diagnósticos, confiando na parceira da ciência em benefício da saúde, investe em equipamentos de exames por imagem de última geração.
Acesse www.pradodiagnosticos.com.br e agende seus exames preventivos regulares. Os resultados também ficam disponíveis online.